sexta-feira, 26 de abril de 2013

Tema: O trabalho infantil na realidade brasileira

Um homem que trabalha possui honra. As famílias incutem tais valores tentando evitar que seus filhos se envolvam com a marginalidade, pensando nisso essas crianças ou adolescentes ao verem seus pais passarem por um período de fome, seus irmãos chorarem de frio resolvem procurar um emprego. Apesar das boas intenções essa atitude iria contra as propostas do ECA( Estatuto da Criança e do Adolescente), porém são poucos os casos em que se vê essas leis sendo fiscalizadas e as crianças de volta a escola, onde devem estar.A culpa por essa situação não pode ser colocada apenas no Governo ou na sociedade, é responsabilidade dos dois realizar mudanças no contexto social do país.
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 5.438 milhões de crianças entre 5 e 17 anos trabalhando no país, estes em sua maioria vem de famílias submetidas a miséria e péssimas condições de vida. Para melhorar essa situação caberia ao Poder Público investir em programas que possibilitem as pessoas mudarem sua classe social e melhorarem de vida dentro do sistema capitalista além de mais investimentos para diminuir a Fome e melhorar o Sistema Único de Saúde (SUS). Vivendo em lares mais bem estruturados, os menores não teriam a necessidade de trabalhar para garantir sustento.
Dona de uma parcela considerável de culpa, a sociedade,  pode ser responsabilizada pelo omissão no que tange o grande crime que é o trabalho infantil. Com a filosofia da valorização do individual em detrimento das pessoas ao redor, crianças que não possuem sobrenomes famosos ou grandes heranças são simplesmente deixadas à margem de um visão completamente estereotipada de mundo. E diante dos apelos sem resposta para as classes superiores só aumenta o número de crianças que são obrigadas, seja por causa da família ou  por exploradores de menor, a trabalhar todos os dias.
Com base nos argumentos supracitados conclui-se que, é possível diminuir o número de crianças que trabalham no Brasil, se todos os esforços forem reunidos nesse sentido: o de melhorar as condições das famílias para que assim não seja mais necessário o trabalho infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário