terça-feira, 23 de abril de 2013

Tema:O avanço das tecnologias no mundo contemporâneo e seus benefícios e/ou prejuízos para o Homem, para a sociedade.

     Cada dia que passa a ciência descobre novas formas de pensar sobre o mundo e com isso novas maneiras de interagir com ele. Modernizam-se os meios de produção, comunicação e transporte tornando a vida do indivíduo mais simples. Contudo esses avanços não são apenas maravilhas, eles também afetam de maneira negativa a personalidade e o comportamento do ser humano, mudando a vida em sociedade.
      As descobertas da tecnologia em muito contribuíram para o atual nível de vida do ser humano. Elas são responsáveis pela comunicação em tempo real com pessoas distantes, pela forma mais organizada de votação, pelas câmeras que registram tudo, pelos computadores que além de armazenarem auxiliam e também pela internet que permite que todos saibam de tudo ao mesmo tempo em que acontece, permite uma comunicação sem fronteiras e o tráfego livre de informação. Sem elas movimentos como a Primavera Árabe (organizada em sua maioria pela internet), não teriam sido possíveis.
     Essas mudanças possuem consequências no entanto. Sua influência no modo de agir e pensar das pessoas se torna visível a medida que a  tecnologia abre caminho para as sociedades trazendo com ela a globalização. Surgem problemas como a substituição da mão-de-obra humana pela robótica, gerando desemprego, e hegemonia cultural, termo que designa o fenômeno da cultura de uma nação se sobrepor a cultura das outras. Quais os valores transmitidos num mundo em que máquinas muitas vezes são consideradas mais importantes que seres vivos, em que tudo pode ser substituído?
        A resposta pode-se estar em utilizar todo esse conhecimento, essa informação e tecnologia de forma que possa privilegiar a todos, sem tornar uma nação submissa a outra por meio da globalização. Portanto, cabe ao cientistas e grandes potências em sua busca desenfreada por sair na frente em termos tecnológicos voltar a pensar nos seres vivos que ainda dependem de coisas básicas como alimento, água e afeto para sobreviver.
       

Nenhum comentário:

Postar um comentário