sexta-feira, 26 de abril de 2013


Tema:Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?

Um menino vendendo chiclete no sinal de alguma avenida movimentada. Uma cena que vem se tornando cada vez mais comum, apesar de tantas campanhas visando conscientizar de que as crianças são o futuro da nação. Com o propósito de melhorar as condições de vida desses menores é necessário que tanto governo como sociedade cumpram seu papel de responsáveis.
A infância marginal, um problema gravíssimo, muitas vezes é tido como sem sua devida importância. No entanto entender a diferença entre as classes sociais e o porque da marginalização pode mudar o status de um país. É responsabilidade da população compreender e ajudar, ajuda está que não se simboliza apenas em dinheiro mas também em educação. Dar dinheiro para um desses meninos no sinal vai ajuda-lo apenas naquele momento, enquanto ajudar uma ONG que desenvolve projetos educacionais em comunidades carentes pode fazê-lo mudar o rumo de sua própria história.
Os direitos do menor fazem parte da Constituição Federal e responsabilizam também o Estado por assegurar a estes moradia, saúde, alimentação, cultura, educação e liberdade. O trabalho realizado pela sociedade apesar de suma importância não basta por si só, é necessário a ele que o Poder Público contribua criando novas leis e projetos além de fiscalizar os já existentes para, dessa maneira, a criança e o adolescente terem direito a uma vida digna e uma assistência adequada, tornando a infância uma época de boas recordações.
O exposto acima demonstra, portanto, que pode-se enfrentar o desafio de proporcionar à criança e o adolescente com determinação e mobilização das pessoas ao redor. Para isso, governo e sociedade devem trabalhar em conjunto desenvolvendo ações que realmente mudem as condições em que vivem essas crianças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário