terça-feira, 23 de abril de 2013

Tema: Amazônia-aumentar a fiscalização e aplicar pesadas multas àqueles que promoverem desmatamentos não-autorizados.

   As árvores da floresta amazônica produzem a maior parte de sua própria chuva, e seu ciclo hidrológico é responsável por boa parte das chuvas ao sul do estado e até mesmo na Argentina. Sabendo-se disso é possível notar as consequências que o desmatamento nessa floresta causaria, desde um prejuízo para a fauna brasileira até uma grande diminuição no índice pluviométrico da região.
   Uma das razões do alto índice de derrubadas e queimadas são pastos para o gado. Muitos pecuaristas da região, destroem o solo na tentativa de criar pastos onde o gado possa ficar e assim aumentar o sustento da família, no entanto acabam prejudicando a eles mesmo por não saberem o quanto dependem da floresta. A conscientização dos fazendeiros sobre esse assunto ajudaria a diminuir o desmatamento.
   Outra medida de grande importância é um aumento da fiscalização por parte do governo. De nada adiantam campanhas de conscientização se ainda vão haver derrubadas ilegais e o poder público não age contra isso. Cabe ao governantes aplicar multas, prender e punir aqueles que destroem a floresta de maneira ilegal.
    Vê-se que há muito possível de ser feito se realmente quiser-se ajudar a floresta amazônica. Portanto, cabe a sociedade e  aos políticos fazerem a sua parte, salvando a Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário