domingo, 12 de outubro de 2014

O ADESTRAMENTO PARA O VESTIBULAR 19\08\2014

A escola não te ensina, ela te adestra. Pelo menos aqui no Brasil. Tudo bem que eu tenho muito pouco conhecimento sobre as outras escolas, mas fingiremos que essa generalização é válida. Eu tenho professores maravilhosos que falam sobre revoluções, como nós somos o futuro, como temos que pensar, refletir, a importância da classe média e do micro poder e chegamos ao ponto em que eu não posso colocar nada disso em prática por que a escola é arbitrária de diversas maneiras diferentes.
Esse pensamento me veio à cabeça durante a aula quando o professor falava sobre como populações com maior índice de educação tem uma média de filhos menor. Nisso ele falava que a escola brasileira preza pela memorização enquanto na Finlândia, por exemplo eles realmente prezam o aprendizado.  Depois conversando com uma amiga a gente ficou comentando sobre isso, a maior parte dos conteúdos escolares não para se um aluno ficou com dúvida e o professor não considera aquilo que você sabe como resposta, tem que ser exatamente como no livro. O ENEM espera que você lembre de assuntos das séries primárias.
A nossa educação é voltada para o que vai cair no vestibular, o que não deixa de ser importante, mas e toda a parte de revolução, trazer luz, fazer brilhar a chama do conhecimento, ok eu fugi do assunto.  De que me adianta estudar sobre como todos temos direitos a opinar se eu tenho um professor que se considera certo sempre, se minha coordenadora não concorda com discordâncias. Eu adoraria poder colocar em prática bem mais minha atuação como micro poder, mas é difícil quando tudo parece ser contra e a alienação é dominante.


PS: Talvez isso aqui tenha ficado um pouco muito revoltado, mas deixa pra lá tudo é verdade  de qualquer jeito e mesmo calma eu concordaria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário