Com
este trabalho finalizamos o Romantismo, tão importante escola literária. Nela
todas as concepções de literatura foram reanalisadas, a razão e as regras deram
lugar ao subjetivismo e vontade do autor. O amor agora é foco de tudo, seja o
amor pela donzela inalcançável, pela mulher real, pela liberdade representada
em mulher, pela musa que é a escrita. O eu lírico sente e precisa evadir-se.
Na Terceira Fase ou Geração Condoreira, o
amor apesar de continuar sendo o foco muda de sentido. Ele agora é transferido
para a sociedade, o escrito condoreiro ele não idealiza um mundo romântico como
na Primeira Fase nem se evade para a morbidez e obscuro como na Segunda Fase,
ele quer um mundo melhor. Sente a necessidade da mudança, de um novo olhar
sobre a sociedade e ai se encaixa Castro Alves.
Neste trabalho entendemos todas as
implicações de suas obras, desde os propósitos sociais até o amor consumado da
poesia lírica. O poeta se aproxima cada vez mais de sua realidade seja no
aspecto amoroso ou social, ele é um condor que dos altos picos onde voa vê toda
a injustiça e não se contenta em deixar como está.
A ideia de documentário combinou com a
proposta dos poemas: retratar a realidade. Tivemos muitas sugestões,
tentativas, acertos e erros. Aprendemos e concluímos que uma obra não se prende
somente ao tempo em que foi escrita ela continua presente na sociedade, seja no
imaginário ou na mais simples das referências.
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